(Super Mario Bros. Wonder/Divulgação)
As sementes fenomenais, em seu completo desrespeito pelas leis da física e lógica, são parte importante do tempero que faz de Super Mario Bros. Wonder um deleite no Nintendo Switch.
- Super Mario Bros. Wonder devolve fascínio ao Mario 2D | Review
- Super Mario Bros. Wonder larga com nota 93 no Metacritic
Tais itens alteram o mundo ao redor do jogador e, para celebrá-las, o NerdBunker selecionou 10 dos efeitos mais surreais que o jogador encontra na nova aventura de plataforma. Confira (e cuidado com spoilers do jogo a partir daqui):
1 – Virando um Goomba
Além de levar os jogadores em viagens lisérgicas, as sementes fenomenais também ensinam humildade ao transforma-los na mais patética criatura do Reino Florido: o pobre Goomba.
Infelizmente, Mario e companhia têm dificuldade em captar a lição moral desta jornada, e logo voltam a saltar com grande violência sobre as cabeças dos pequenos monstrinhos.
2 – Tragado pela tempestade
Poucas experiências na história dos Mario 2D são tão verdadeiramente assustadoras quanto a coleta da semente fenomenal que dá início a uma tempestade forte o suficiente para lançar o jogador em direção aos céus.
Nem mesmo os gráficos fofinhos do jogo são capazes de ocultar o desespero dos pobres Koopa Troopas e das flores falantes perante a incessante fúria da natureza.
3 – Surfando a avalanche
E por falar em fúria da natureza, uma das sementes fenomenais gera uma avalanche tão absurda que desrespeita até mesmo os limites das fases do jogo.
O sorriso constante do Toad que surfa em cima da esfera gélida de dor e sofrimento demonstra um nível surpreendente de desprendimento com a própria mortalidade.
4 – Brincando com as dimensões
A ideia de uma semente inverter a física e transformar as paredes de um jogo de plataforma 2D no chão de um jogo isométrico já é maluca suficiente, mas são os detalhes que vendem essa fase.
Afinal, por que as moedas roxas começam a tentar fugir do jogador, com seus olhinhos assustados e seus movimentos limitados que apenas adiam o inevitável? É um terror singelo, mas que beira o Lovecraftiano.
5 – Queda-livre
Toad disse para a semente fenomenal que não precisava de um elástico de segurança e simplesmente desmoronou em direção ao abismo infinito.
É brincadeira, claro: o Toad não falou nada, só se jogou. E aproveitou bem a sensação de adrenalina de uma queda-livre.
6 – Um passeio na pele de Pulusco
Não bastasse a estranheza de ser transformado em um molusco saltitante, Luigi e companhia ainda são jogados de cabeça no que é essencialmente uma montanha-russa em que os trilhos estão ruindo.
Acertar o tempo dos saltos nestas fases de reflexos rápidos é uma das coisas mais divertidas em Super Mario Bros. Wonder.
7 – Game show
Talvez a mais surpreendente de todas as sementes fenomenais, esta dá, sem qualquer aviso prévio, início a uma rodada de um game show. Admito que a ideia de rebatizar o Bowser Jr. para Bowser Neto é estranhamente tentadora.
8 – Um terror conhecido
Luigi treme quando confrontado pelo fantasma de seu irmão mais velho por saber o caminho que Mario trilhou até aquele ponto. Ele já viu o tamanho da pilha de corpos que ele deixou para trás.
Essa semente evoca lembranças de algumas das fases mais memoráveis de Super Mario Galaxy.
9 – A liberdade de girar
Super Mario Bros. Wonder faz um pequeno cosplay de Sonic the Hedgehog quando esta semente fenomenal é ativada, permitindo que Luigi e companhia varram todos os obstáculos pelo cenário sem qualquer medo de repercussão.
Faltou apenas o looping completo.
10 – Looooong Daisy
O fato de que vemos apenas as silhuetas das criaturas envolvidas nesta encenação do que acontece em um dos mais profundos círculos do inferno é uma bênção disfarçada.
Caso estivéssemos vislumbrando Daisy e Goombas longos em todos os seus menores detalhes, seria impossível não perder alguns anos de vida tentando entender como isso funciona.
Super Mario Bros. Wonder é exclusivo de Nintendo Switch e está disponível no Brasil.