OMS recomenda uso de vacina da Oxford contra malária para crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou uma nova vacina para prevenção da malária em crianças, a R21/Matrix/M, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Essa é a segunda vacina recomendada pela OMS em crianças, a primeira havia sido a RTS,S/AS01, da farmacêutica GSK. 

De acordo com o órgão, a demanda por vacina contra malária é muito superior à oferta da RTS,S, assim a inclusão da R21 na lista de recomendações da OMS pretende atender a necessidade existente de prevenção em crianças que vivem em áreas de risco para a doença.  

Para o diretor regional da OMS para África, Dr. Matshidiso Moeti: “entregues em escala e lançadas amplamente, as duas vacinas podem ajudar a reforçar os esforços de prevenção e controle da malária e salvar centenas de milhares de vidas jovens na África desta doença mortal”. 

Saiba mais: Malária: estratégias de diagnóstico precoce e tratamento

OMS recomenda uso de vacina da Oxford contra malária para crianças

OMS recomenda uso de vacina da Oxford contra malária para crianças

Estudos clínicos 

A aprovação pela OMS vem depois dos resultados obtidos nos estudos clínicos da R21 que demonstraram uma capacidade de reduzir o número de casos sintomáticos da doença, durante a alta temporada, em 75% depois de três doses, com uma quarta dose depois de um ano mantendo a eficácia. 

Os testes também demonstraram a segurança da vacina. Tanto esta vacina, quanto a aprovada anteriormente demonstraram ser eficazes no combate a malária causa da pelo P. falciparum. 

Malária no Brasil 

No Brasil, a malária é considerada endêmica em diversas áreas, sendo que 99% dos casos ocorrem na região Amazônica, além disso no país o Plasmodium vivax é a principal espécie nos quadros de infecção. 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS