Eleies 2024: cdigo-fonte das urnas eletrnicas aberto pelo TSE para fiscalizao
05 de outubro de 2023 0
O TSE abriu de forma oficial o código-fonte das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. A medida foi realizada durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (4) na sede do órgão, em Brasília, e faz parte do processo que tem como objetivo fiscalizar o equipamento
Como é de costume, o código é aberto um ano antes das eleições e deve permanecer assim para que as entidades fiscalizadoras possam auditar as urnas. A cerimônia, por sua vez, foi comandada pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, que falou sobre o evento:
O TSE está aberto a todos aqueles que queiram fiscalizar e melhorar a forma como fazemos a nossa democracia. Temos certeza que em 2024 teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição com transparência para solidificar a nossa democracia
Além de Moraes, o evento contou com a participação do Ministério Público Federal, Polícia Federal, partidos políticos e com a Ordem dos Advogados do Brasil. Nesse sentido, as entidades fiscalizadoras terão 40 oportunidades de auditar as urnas eletrônicas.
Mas, o que é o código-fonte e para que serve?
Em geral, trata-se de um conjunto de linguagens de programação de computador, distribuídas em linha e que servem para determinar a função de cada programa. Inclusive, aplicativos de celular, sistemas operacionais de computador e páginas da internet são todos compostos por códigos assim.
Quanto à fiscalização, ela é feita em computadores instalados em uma sala no TSE e a pessoa pode acessá-la por meio de agendamento de visita após se cadastrar. Não é permitido entrar na sala com celulares ou outros equipamentos eletrônicos.
Ainda sobre as eleições, vale relembrar o nosso artigo sobre quais são as ferramentas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para combater fake news e o que explica sobre a possibilidade de hackear uma urna eletrônica.