Atualizao do Windows 11 causa bug em painel de configuraes no software AMD Adrenalin
04 de outubro de 2023 0
Uma recente atualização do Windows 11 parece estar “quebrando” o painel de controle de gráficos do software Adrenalin da AMD, podendo fazer com que as configurações personalizadas sejam redefinidas sempre que o sistema é reinicializado.
Segundo reclamações publicadas no fórum da comunidade da AMD, o software de configurações de desempenho das placas de vídeo da marca começou a apresentar problemas após a atualização cumulativa KB5030310 do Windows 11, liberada em 26 de setembro. É possível desinstalar o update para contornar o bug.
A funcionalidade principal dos drivers gráficos não foram afetadas pela atualização KB5030310, portanto, os usuários podem continuar jogando com suas configurações preferidas, contudo, ao reiniciar o dispositivo, todos os ajustes são desfeitos. O bug parece afetar somente uma parcela específica de computadores com hardware da AMD.
Felizmente, o novo problema não é tão grave quanto a falha nos drivers que poderia corromper a instalação do Windows — em casos extremos, os usuários poderiam sofrer perda de dados pessoais que estão armazenados no PC.
Caso você seja um usuário frequente de sua placa de vídeo e raramente desligue seu computador, o bug pode não prejudicar sua experiência até que as empresas disponibilizem uma atualização corretiva. Contudo, se o problema for muito incômodo, é possível contornar a falha ao desinstalar a atualização no Windows Update.
Para isso, basta seguir os passos:
- Clique no menu Iniciar, digite “configurações” e abra as “Configurações”. Também é possível abrir o painel por meio do atalho “Windows” + “I”;
- Entre na seção do “Windows Update”;
- Clique em “Histórico de atualização”;
- Vá para “Desinstalar atualizações”;
- Na página, encontre a atualização “KB5030310” e clique em “Desinstalar”.
Cabe alertar que essa atualização corrige vários bugs em diferentes áreas do sistema operacional, portanto, caso você opte por desinstalá-la, é importante atentar-se a outros recursos que podem ser comprometidos.