Discord ensina dicas de segurança para jovens com cartas de tarô

São 22 arcanos maiores, cartas com desenhos particularmente simbólicos e cuja representação pode não ser exatamente o que parece. Esse é o princípio das cartas de tarô, que atravessam a cultura europeia desde o século 15, e que inspiraram a equipe por trás do Discord para dar dicas de segurança para as crianças e adolescentes que usam a plataforma.

A ideia é aproximar os jovens das normas de segurança de forma interativa, com cartas ilustradas de forma lúdica com Wumpus e seus amigos —os mascotes do Discord que já enfeitam toda sorte de funcionalidades da plataforma.

As cartas mantêm a maioria dos nomes das 22 principais cartas do baralho (como o mágico, o tolo, o enforcado, a sacerdotisa, a harmonia etc.), mas incluindo dicas que incentivam a gentileza no ambiente digital, a confiança na intuição, na empatia e também, em casos drásticos, não ter medo de bloquear um usuário chato.

Respeitando o tom lúdico da ação, vale notar como o enforcado, carta de número 12, foi ajustada para “perspectiva”, com um personagem plantando bananeira em vez de estar amarrado pelo pé —mas o sentido se mantém, já que é uma carta associada ao desapego e à busca de novos olhares. O diabo, carta de número 15, também foi amenizada para “o trapaceiro”, em referência aos hackers; enquanto a carta 13 (originalmente, a morte) foi rebatizada como “renascimento”.

Veja abaixo algumas delas:

Para tirar sua sorte, basta acessar o hotsite que o Discord criou para divulgar a ação, já disponível internacionalmente.

A nota para a imprensa aponta que o baralho, que atravessou gerações, chamou atenção dos místicos nos anos 1980, voltou à voga para a geração Z e proporciona uma forma de entender os significados do mundo.

“Para ficar em sintonia com os adolescentes no ambiente deles, achamos que as cartas de tarô são uma maneira descontraída de estimular conversas sobre segurança”, diz Savannah Badalich, diretora sênior de políticas públicas no Discord, em nota. “Elas incentivam os jovens a compartilhar experiências da vida real e histórias de encontros online, tanto positivas quanto negativas. A ideia é fazer com que eles, elas e elus falem, e os pais escutem.”

Mais dicas do gênero podem ser conferidas na Central de Segurança da plataforma.

Discord

Desenvolvedor: Discord, Inc.

Preço: grátis – oferece compras dentro do app

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS