Whitebook: picolinato de cromo

Na publicação desta semana do Whitebook Clinical Decision, falaremos do picolinato de cromo. O cromo é um mineral essencial, porém apresenta baixa biodisponibilidade oral. Uma forma orgânica e completamente biodisponível desse mineral se apresenta na forma de picolinato. Este apresenta uma atividade de em média 120 mg de cromo em cada grama de picolinato.

Além disso, o cromo ativa várias enzimas envolvidas no metabolismo da glicose e síntese de proteínas, principalmente a insulina. O cromo participa ativamente da biossíntese da insulina como também do seu aproveitamento pelas células durante o transporte da glicose.

Leia também: Metreleptina: novo medicamento do bulário do Whitebook!

O cromo atua potencializando a ação da insulina e sendo fundamental para a manutenção da função desse hormônio. O mecanismo pelo qual isso se processa ainda não está totalmente esclarecido, mas é sabido que ele pode aumentar a fluidez da membrana celular, facilitar a ligação da insulina com seu receptor e a internalização da mesma.

No metabolismo lipídico, parece que este mineral atua aumentando as lipoproteínas de alta densidade (HDL) e reduzindo o colesterol total e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL) em indivíduos com valores inicialmente elevados.

Os resultados no tratamento da obesidade utilizando o picolinato de cromo são bem satisfatórios. O mecanismo de ação se dá pelo aumento da sensibilidade das células à insulina. Isso promove a regulação dos níveis glicêmicos, resultando no aumento da termogênese e da massa muscular. Estudos demonstraram que a suplementação de picolinato de cromo em atletas, por 30 dias, numa dosagem de 200 microgramas 2 vezes/dia, acelerou a redução da gordura corporal em 12,2%.

Em associação com Vitamina B3: importante para uma boa resposta aos suplementos de cromo. No diabetes, a associação de cromo, manganês e zinco ajuda no controle dos níveis glicêmicos.

Indicação

  • Tratamento da deficiência de cromo;
  • Auxiliar no tratamento de distúrbios do colesterol e triglicéride;
  • Diabetes melitus e diabetes não insulinodependente;
  • Obesidade.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

As informações utilizadas nesta publicação foram obtidas no Whitebook Clinical Decision.

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Picolinato de cromo. Campinas: SM Empreendimentos Farmacêuticos Ltda. Folheto Técnico. (Acesso em 26 set 2022).
  • Batistuzzo JAO, Itaya M, Eto Y. Formulário Médico Farmacêutico. 6ª ed. Revisada e Ampliada. São Paulo: Altheneu, 2021.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS