Enviar mensagens aos responsáveis lembrando de atividades para controle de miopia?

Nas últimas décadas, a miopia emergiu como um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Na Ásia houve um grande aumento na prevalência da miopia, com aumentos menores nos países europeus e nos EUA. Uma idade mais baixa de início da miopia foi observado nos últimos anos em comparação com o passado, deixando mais tempo para a progressão da miopia. A previsão é que quase 50% da população mundial será míope até 2050, e quase 10% será alta míope. Além disso, durante a pandemia de covid-19, foi relatado que crianças de 6 a 8 anos aumentaram significativamente os graus de miopia devido ao confinamento domiciliar.

A miopia pode resultar em graves complicações se evoluir para níveis elevados miopia. O tempo ao ar livre tem um efeito protetor na redução do início da miopia e da progressão da miopia. No entanto, poucas intervenções foram avaliadas para aumentar o tempo ao ar livre além do horário escolar, como fins de semana e feriados. Em Cingapura, um programa comunitário de intervenção ao ar livre foi eficaz por seis meses, mas não até o final do teste de nove meses.

Leia também: Novo consenso da WSPOS sobre intervenções para controle de miopia

Enviar mensagens aos responsáveis lembrando de atividades para controle de miopia?

Novo estudo sobre controle da miopia baseado em crianças chinesas

Um estudo publicado no final de 2022 tinha como hipótese que os lembretes por mensagens de texto enviados aos pais aumentariam o tempo ao ar livre e a exposição à luz entre as crianças chinesas em idade escolar e seriam eficazes na prevenção do aparecimento e progressão da miopia.

Durante a semana, as crianças chinesas devem fazer o dever de casa depois da escola, muitas vezes precisando apresentar um relatório aos professores no dia seguinte, e geralmente já está escuro quando terminam. Consequentemente, sobra pouco tempo para aumentar a atividade ao ar livre durante a semana. Nos fins de semana, porém, as crianças são cuidadas pelos pais que organizarão detalhadamente a sua atividade (incluindo tempo fora ou dentro de casa, ou tempo perto do trabalho).

Portanto, os pais podem influenciar o tempo dos filhos para atividades ao ar livre nos finais de semana. Os serviços telefónicos, principalmente mensagens de texto SMS, são agora utilizados com frequência na saúde pública na china. As mensagens SMS são eficazes para ajudar as pessoas a parar de fumar e para melhorar a adesão de pacientes com infecção por HIV, asma, diabetes tipo 2 e catarata infantil. O WeChat e outros serviços online são populares na China, com mais de 1 bilhão de usuários, incluindo pais com idade entre 20 e 40 anos, que geralmente têm filhos em risco de miopia.

Métodos

O estudo foi realizado no Anyang Eye Hospital, localizado em Anyang, província de Henan, China, um estudo de coorte escolar para observar a miopia em crianças em idade escolar. Anyang tinha 528.965 alunos do ensino primário. A coorte foi com seleção aleatória de 3.113 alunos de 11 escolas primárias. Foram recrutados alunos do 2º ano de 5 turmas.  As crianças foram incluídas de acordo com os seguintes critérios: (1) melhor acuidade visual corrigida de 20/20 OU ou melhor; (2) erro esférico variando de 1,5 dioptrias (D) a -6,0 D e astigmatismo menor que 1,5 D em cada olho e anisometropia menor que 1,0 D; (3) ausência de estrabismo, ambliopia ou qualquer outra doença ocular ou sistemática que possa afetar o desenvolvimento refrativo; (4) capacidade de cooperar com os exames oftalmológicos e questionário; e (5) não usar outras intervenções para controlar a miopia (por exemplo, acupuntura, massagem, medicamentos e agulhas auriculares) além de exercícios oftalmológicos escolares. Os alunos foram alocados randomicamente em um grupo controle e no grupo SMS.

Resultados sobre a miopia

Os resultados coprimários foram alterações no comprimento axial (definido como alongamento axial) e na refração do equivalente esférico cicloplégico (SE) (definido como desvio miópico) em relação ao valor basal. Um desfecho secundário foi a prevalência de miopia.  A exposição à luz foi medida antes e no final da intervenção. Derivamos o tempo total ao ar livre para cada aluno a partir do medidor de luz. O número de intervalos de 10 segundos com iluminância de 1.000 lux ou superior foi contado para calcular o tempo total ao ar livre em horas (dia T = número/360).

Os pais das crianças do grupo intervenção receberam SMS duas vezes ao dia, em todos os dias da semana, lembrando-os de levar as crianças ao ar livre. Um lembrete foi enviado ao meio-dia, quando as crianças foram para casa almoçar e descansaram por duas horas. Outro lembrete foi enviado aos pais após o horário escolar, quando as crianças tinham algum tempo disponível para brincar ao ar livre. Para maior consistência, as mensagens SMS também foram enviadas nesses horários nos finais de semana. A mensagem era sempre a mesma para os pais. Os pais do grupo de controle não receberam mensagens SMS.

Nas duas semanas anteriores à intervenção, todas as crianças usaram um fotômetro em três dias selecionados aleatoriamente (dois dias de semana e um dia de fim de semana). Isso também foi feito por duas semanas após a intervenção. Sob orientação dos pais e professores, cada criança utilizou um fotômetro portátil à prova d’água, que foi fixado na roupa, com o sensor de luz voltado para fora.

De 528.965 alunos do ensino fundamental, 3.113 foram selecionados aleatoriamente. Dos 268 escolares da 2ª série, 121 (45,1%) eram meninas e a idade média (DP) foi de 8,4 (0,3) anos. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente no grupo de intervenção SMS (n = 135) e no grupo controle (n = 133) entre maio de 2017 e maio de 2018. Três no grupo SMS e 4 no grupo controle foram perdidos no acompanhamento.

No final do ensaio, 132 no grupo SMS e 129 no grupo controle estavam disponíveis para análise. As idades nos grupos foram semelhantes, assim como os comprimentos axiais, as refrações SE e outras características. Os resultados basais e o tempo tiveram os maiores efeitos estimados na mudança no comprimento axial e na refração SE. Após ajuste para tempo e resultados iniciais, a intervenção SMS teve um efeito significativo na mudança no comprimento axial (coeficiente, 0,09; IC de 95%, 0,02-0,17; P = 0,01), mas não na mudança na refração SE.

Saiba mais: Controle de miopia a longo prazo em crianças que usam óculos com tecnologia DIMS

Após a intervenção de um ano, o alongamento axial foi significativamente menor no grupo SMS do que no grupo controle (0,27 mm [IC 95%, 0,24-0,30] vs 0,31 mm [IC 95%, 0,29-0,34]; P = 0,03). Após o término da intervenção, permaneceu significativamente menor no ano 2 (0,39 mm [IC 95%, 0,35-0,42] vs 0,46 mm [IC 95%, 0,42-0,50]; P = 0,009) e no ano 3 (0,30 mm [IC 95%, 0,27-0,33] vs 0,35 mm [IC 95%, 0,33-0,37]; P = 0,005), mas não no ano 4. Entre todas as crianças, o alongamento axial foi correlacionado negativamente com o tempo ao ar livre nos finais de semana no ano 2 (r = −0,12; IC 95%, −0,24 a −0,002) e ano 3 (r = −0,17; IC 95%, −0,29 a −0,05), bem como com tempo ao ar livre × exposição à luz (ano 2: r = − 0,12; IC 95%, −0,24 a −0,002; ano 3: r = −0,15; IC 95%, −0,27 a −0,03).

As crianças do grupo SMS apresentaram maior exposição à luz e tempo ao ar livre do que as crianças do grupo controle nos finais de semana durante a intervenção.

Aqueles sem miopia tiveram menor alongamento axial e mudança miópica do que aqueles com pré-miopia e aqueles com miopia ao longo do estudo. A prevalência de miopia foi menor no grupo SMS do que no grupo controle no ano 2 em 12,8% (IC 95%, 8,3-24,7; 38,3% [51 de 133] vs 51,1% [68 de 133]), em ano 3 em 18,8% (IC de 95%, 6,9-30,7; 46,6% [62 de 133] vs 65,4% [87 de 133]) e no ano 4 em 11,3% (63,9% [85 de 133] vs 75,2% [ 100 de 133]).

Conclusão

Neste ensaio clínico randomizado de um ano, as crianças do grupo SMS apresentaram menor alongamento axial, menor desvio miópico na refração e menor prevalência de miopia do que as crianças do grupo controle. O efeito significativo da intervenção por SMS permaneceu no acompanhamento dos anos 2 e 3.

Estes resultados apoiam a hipótese de que as mensagens de texto para os pais são eficazes na prevenção do aparecimento e progressão da miopia em crianças. Utilizando 15 anos como idade final e assumindo taxas lineares de mudança, as reduções estimadas da intervenção SMS foram de 0,5 mm para comprimento axial, 1,2 D para desvio miópico e 11,7% para prevalência de miopia. Atrasar o início da miopia provavelmente também diminuirá a prevalência de alta miopia. Consistente com um estudo de Cingapura, o grupo SMS  mostrou maior exposição à luz e tempo ao ar livre nos finais de semana, mas não durante a semana, provavelmente devido ao menor tempo disponível nos dias de semana para os pais envolverem os filhos em atividades ao ar livre.

Apesar de terem interrompido as mensagens SMS após 12 meses, o alongamento axial e o desvio miópico permaneceram significativamente mais baixos no grupo SMS do que no grupo de controle nos anos 2 e 3. No ano 4, todas as crianças estavam no 6º ano e enfrentaram o teste de admissão ao ensino secundário, o que pode ter feito com que as crianças e os pais dedicassem um tempo considerável ao estudo, perdendo o efeito. Mais estudos são necessários para identificar o efeito prolongado da intervenção por SMS no controle da miopia.

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Pós graduação Lato Sensu em Córnea pela UNIFESP ⦁ Especialização em lentes de contato e refração pela UNIFESP ⦁ Residência médica em Oftalmologia pela UERJ ⦁ Graduação em Medicina pela UFRJ ⦁ Contato via Instagram: @julianarosaoftalmologia

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Li SM, Ran AR, Kang MT, Yang X, Ren MY, Wei SF, Gan JH, Li L, He X, Li H, Liu LR, Wang Y, Zhan SY, Atchison DA, Morgan I, Wang N; Anyang Childhood Eye Study Group. Effect of Text Messaging Parents of School-Aged Children on Outdoor Time to Control Myopia: A Randomized Clinical Trial. JAMA Pediatr. 2022 Nov. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.3542


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS