Muito em breve a tua bicicleta poderá ser equipada com pneus sem ar e com tecnologia que permite que nunca furem. A realidade está ao alcance dos resultados de uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter.
A Smart Tire Company, com sede em Ohio (EUA), em parceria com a NASA, desenvolveu os pneus Metl, que tem a particularidade de não terem ar no interior e devido à tecnologia de memória de forma, nunca furam.
Engenhoso? Sim, na verdade quem é que alguma vez arriscaria a enviar um veículo rover à lua com pneus que pudessem furar? Daí a entrada da NASA neste projeto.
Como tudo funciona? No interior de cada pneu Metl está um arame em forma de mola que percorre todo o pneu. Essa mola é feita de uma liga de níquel-titânio com memória de forma conhecida como NiTinol, que é descrita como sendo forte como o titânio, mas também elástica como a borracha.
De acordo com informações da Smart Tyre Company, quando o NiTinol é colocado sob pressão, começa a deformar-se, mas depois assume a forma original. Essa característica permite que o pneu Metl comprima e recupere suavemente, proporcionando um passeio suave como um pneu pneumático.
A mola é envolta em poliuretano que forma as paredes laterais transparentes do pneu e a banda. Segundo a empresa, essa configuração incorpora apenas metade da borracha de um pneu normal. Além disso, embora a banda de rodagem possa ter de ser substituída aproximadamente entre 8 a 12,5 mil quilómetros, o pneu principal deve durar toda a vida útil da bicicleta.
Para ter acesso a este pneu os interessados deverão primeiro aceder à plataforma Kickstarter e assegurar que estes cheguem a produção. Nessa altura deverão custar entre 500 dólares a1200 dólares o par (acresce importação e conversão para euro).
Os potenciais apoiantes devem estimar que não deverá existir entregas até ao verão de 2024.