Ter a própria clínica médica é o objetivo de muitos médicos que desejam empreender e conquistar a tão sonhada independência profissional. No entanto, vale lembrar que abrir um empreendimento pode se tornar um desafio. Afinal, são tantas normas e burocracias que envolvem a regularização. Além disso, se o médico não tiver a orientação certa, o processo será muito mais complexo e demorado.
Sendo assim, para te ajudar a conquistar esse sonho, separamos os principais passos que você precisa seguir para regularizar a sua clínica de forma segura.
Este artigo foi produzido em parceria com a Contabileasy Med.
Leia também: PJ, CLT ou autônomo: qual é a melhor opção para um médico?
Definir a natureza jurídica da clínica médica: primeiro passo
A natureza jurídica está relacionada à área de atuação da sua clínica. É ela que vai te diferenciar dos outros serviços. Seguem alguns exemplos de naturezas jurídicas que a sua clínica poderá ter:
- Sociedade Limitada Unipessoal: nesse caso, o médico é o único responsável pela gestão e operação da clínica.
- Sociedade Simples: nesta natureza jurídica, dois ou mais médicos compartilham a responsabilidade de atuar na gestão da clínica.
- Sociedade Empresária Limitada: nesse caso, os médicos podem abrir sociedade com profissionais que não atuam na sua área.
O segundo passo é: definir o regime de tributação.
Os contadores responsáveis pela legalização da sua empresa farão uma análise tributária para definir o melhor regime de tributação para ela. Os regimes mais utilizados são: Simples Nacional (muito utilizado por empresas que estão começando) e Lucro Presumido (utilizado por empresas que faturam acima de 30 milreais).
Vale lembrar que estar no regime errado pode implicar em grandes consequências para sua empresa (você poderia pagar impostos a mais sem necessidade, por exemplo).
Por fim, cumprir normas da Anvisa e providenciar o alvará.
E o terceiro passo é: a sua clínica precisa ter a Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária! Principalmente por se tratar de uma instituição que lida diretamente com a saúde de terceiros. Nesse caso, a contabilidade cuidará de todo processo para conseguir esse documento.
Além disso, a sua contabilidade também precisa entrar em contato com a prefeitura do seu município para saber de todos os detalhes referentes ao valor do alvará de funcionamento.
O alvará é um dos principais documentos relacionados à abertura da sua empresa! Ele será o responsável por dar início ao funcionamento da sua clínica.
Leia também: Cuidados para o médico ao usar o endereço residencial na abertura de empresa
Quer abrir a sua clínica? Chame a Contabileasy MED!
Se você chegou até aqui, conseguiu perceber que o processo de legalização é um pouco complexo e demorado. No entanto, se contar com o auxílio da Contabileasy MED, você não vai precisar se preocupar com absolutamente nada!
A Contabileasy MED é a primeira contabilidade online exclusiva para profissionais da saúde! Ela possui profissionais experientes na área, e todos os contadores já conhecem as particularidades burocráticas da sua profissão. Então entre já em contato e garanta um serviço seguro e de qualidade para começar o seu negócio.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Guilherme Fadel é contador e bacharelando em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É co-founder e CEO da Contabileasy MED, escritório de contabilidade exclusivo e especializado em profissionais da saúde com atendimento em todo Brasil, de forma prática, on-line e segura.