TP-Link Archer AX12: roteador que entrega Wi-Fi 6 com bom custo-benefício | Análise / Review

O Archer AX12 é um roteador da TP-Link que se prepara para desembarcar no mercado brasileiro. Ele se destaca por vir com Wi-Fi 6 e outras tecnologias para fornecer ampla cobertura e boa estabilidade.

Será que o produto consegue entregar todas essas capacidades na prática? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e conta em detalhes para você, nesta análise completa.

Design e construo



O Archer AX12 foca em oferecer um design minimalista, na cor preta, para se adaptar a qualquer tipo de ambiente. Ele tem um formato retangular, com uma textura pontiaguda na parte superior. As dimensões são de 215 x 117 x 32 mm.

Esse visual torna a aparência mais elegante, mas traz um ponto negativo. O roteador acaba acumulando muita poeira entre essas “pirâmides” na sua superfície e dificulta a limpeza. Tentei limpar com um papel higiênico úmido com álcool, porém o papel acaba se desfiando nessas pontas e não higieniza com eficiência.

Na parte da frente, ficam quatro LEDs. O primeiro indica se o equipamento está ligado na energia elétrica; o segundo sinaliza para a rede Wi-Fi de 2,4 GHz; o terceiro mostra a rede de 5 GHz; e o último confirma a disponibilidade do acesso à internet.

Já na traseira, ficam a porta de entrada Ethernet WAN Gigabit, três saídas Ethernet LAN Gigabit, a entrada de energia e um botão de reset. Ficou faltando aqui uma porta USB, para poder compartilhar arquivos de um pen drive ou HD externo entre os dispositivos conectados à rede.

É na parte de trás que também ficam as quatro antenas de 14 cm do produto – duas para 2,4 GHz e duas para 5 GHz. Elas podem ser ajustadas para ficarem apontadas para cima, caso você coloque o roteador em uma mesa, por exemplo, ou na mesma direção do corpo do roteador, caso você queira deixar o roteador na parede – na base dele, há dois buracos para pendurar em pregos ou em um suporte.

Na caixa, além do próprio Archer AX12, há também a fonte para ligar na tomada e um cabo Ethernet RJ45 curto e o guia de instalação rápida.

Conectividade e app



A configuração inicial pode ser feita de duas maneiras bastante simples. Basta acessar o IP do roteador – 192.168.0.1 – no navegador do seu PC, ou baixar o aplicativo Tether no seu celular.

Fizemos pelo smartphone e não vimos qualquer dificuldade em seguir os passos indicados no app. Em poucos minutos, já é possível ter seu roteador integrado ao modem, com rede configurada e já conectada no seu aparelho.

O aplicativo é peça importante no gerenciamento do produto. Ele permite configurar uma rede para convidados e checar quantos dispositivos estão conectados na rede, bem como qual a frequência utilizada por cada um – 2,4 GHz ou 5 GHz.

As informações de uso da rede também aparecem, ou seja, dá para saber qual a velocidade de download e upload em uso pelo aparelho – chamado de “cliente”. Caso haja algum conectado que você desconheça, é possível bloquear o acesso e interromper o funcionamento de imediato.

O app Tether ainda permite ativar ou desativar a rede mesh. Pelo aplicativo, dá para acrescentar outros pontos de satélite, caso você queira expandir a sua internet na sua residência ou no seu escritório.

Tecnologias e uso prtico



Temos como principal destaque do Archer AX12 a presença da tecnologia Wi-Fi 6, caracterizada pelo padrão 802.11ax – porém, é compatível com gerações anteriores. Ela oferece tanto uma economia de energia do dispositivo conectado, como melhor cobertura e maior estabilidade de internet.

Também há o recurso Smart Connect, que combina na mesma rede as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, com alternância automática conforme a melhor disponibilidade do sinal em determinado local. Será que essas características se traduzem na prática?

Testamos a velocidade de download no Wi-Fi em quatro pontos distintos. O primeiro no mesmo cômodo do roteador; o segundo a uma distância de três metros, com uma parede no meio; o terceiro em uma distância de cerca de 10 metros, com muitos obstáculos no caminho; e o quatro a aproximadamente seis metros, porém em um ambiente fechado.

Para efeitos de comparação, também realizamos os mesmos testes com o modem da operadora – cujo plano é de 500 Mega da TIM Ultrafibra – e com uma unidade do Google Wifi – cuja tecnologia é ainda Wi-Fi 5. Como o AX12 suporta até 1.500 Mbps – 1.201 Mbps (5 GHz) + 300 Mbps (2,4 GHz) –, não tivemos problema para experimentar no máximo com este modelo da TP-Link.

Cenário 1 (mesmo cômodo do roteador/modem)

Cenário 2 (3m de distância, com parede)

Cenário 3 (10m de distância, com obstáculos)

Cenário 4 (6m de distância, em local fechado)

Os resultados do Archer AX12 se mostraram superiores aos que vimos no roteador do Google. Também sentimos uma estabilidade maior, mesmo na maior distância, ao se manter em 5 GHz – algo que o rival não conseguiu.

Porém, a rede do modem ainda foi a mais rápida aqui. Vale destacar que este não possui a funcionalidade de combinar as frequências. Ou seja, temos duas redes separadas nele e usamos apenas a de 5 GHz para a comparação.


TP-Link anuncia roteadores Archer Air R5 e E5 com design ultrafino, WiFi 6 e mais


Tech
03 Jul


Exposec 2023: TP-Link anuncia solues de segurana com novas cmeras e mais


Segurana
17 Jun

Vale destacar que o roteador da TP-Link é compatível com as tecnologias OneMesh – proprietária da marca – e EasyMesh – de outras marcas. Ou seja, você tem a flexibilidade de combinar outros pontos satélites mais distantes, para ampliar a cobertura no seu espaço e evitar essas grandes quedas de velocidade.

Mesmo sem combinar mais um ponto ou um extensor, vimos uma ótima estabilidade para manter vários dispositivos conectados – como celular rodando jogo, notebook em navegação e TV com streaming em 4K simultaneamente.

Consideraes finais



O Archer AX12 se trata de um roteador com bom custo-benefício para oferecer o Wi-Fi de sexta geração à sua residência. Ele traz um design compacto e elegante, com quatro antenas bem-posicionadas e tecnologias avançadas para oferecer bom desempenho e estabilidade na sua rede.

A conectividade é fácil de ser feita, com a possibilidade de realizar a configuração inicial e todo o gerenciamento do equipamento por meio do aplicativo Tether no seu celular. Seja para mudar a senha, gerenciar rede para convidados ou adicionar outros pontos compatíveis com mesh.

Por falar no recurso, entendemos que este equipamento funciona melhor dentro de uma rede mesh. Isso porque este modelo não está em um segmento mais avançado e, sozinho, poderá ficar limitado, a depender do tamanho de onde você mora ou trabalha.

Outro ponto importante é que você terá dificuldade para limpá-lo. Isso porque a textura na superfície do roteador acumula muita poeira e dificulta uma higienização convencional.

A TP-Link já lista o Archer AX12 em seu site oficial, mas ainda sinalizado como “em breve”, sem uma data de lançamento divulgada por enquanto. No varejo brasileiro, ele pode ser encontrado por algo em torno de R$ 300.

Uma alternativa mais barata pode ser o Mercusys MR60X, na faixa dos R$ 200. Ele vem de uma marca mais acessível da própria TP-Link e oferece características similares, como Wi-Fi 6, velocidade de 1.500 Mbps, quatro antenas, Smart Connect e suporte a EasyMesh.

Qual é a sua avaliação sobre o novo roteador com Wi-Fi 6 da TP-Link? Comente conosco!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS