Entenda aquele encontro no quarto episódio de Ahsoka

Ahsoka, a nova série live-action de Star Wars, promoveu um aguardado encontro em seu quarto episódio. Marcando o meio da temporada, a produção de Dave Filoni colocou o caminho da ex-Jedi vivida por Rosario Dawson na trilha de um velho conhecido dos fãs da saga espacial. E a reunião se torna ainda mais especial por acontecer em um dos locais mais interessantes e pouco explorados da saga.

A introdução é vaga e misteriosa para não estragar a surpresa para quem tiver caído por aqui sem assistir ao quarto capítulo de Ahsoka. Se for o seu caso, salve esse texto e fique a vontade para voltar aqui depois. Mas, se você já tiver visto, vem com a gente entender aquele lugar e como esse encontro foi possível.

[A partir daqui, spoilers do quarto episódio de Ahsoka e de Star Wars: Rebels]

No quarto episódio de Ahsoka, a protagonista é jogada penhasco abaixo pelo vilão Baylan Skoll (Ray Stevenson). Ela só volta a aparecer ao fim do capítulo, quando acorda em um lugar misterioso e estrelado, onde reencontra seu antigo mestre, Anakin Skywalker (Hayden Christensen).

O personagem reaparece com o visual que tinha em Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) e na animação The Clone Wars, quando se tornou mestre de Ahsoka. Ele a chama de “abusada”, apelido que cravou na animação, e comenta que não esperava vê-la tão cedo.

Hayden Christensen volta a viver Anakin Skywalker em Ahsoka (LucasFilm/Reprodução)
Hayden Christensen de volta como Anakin Skywalker na série Ahsoka (LucasFilm/Reprodução)

Acontece que Ahsoka se passa após o Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983), em que Anakin renuncia o manto de Darth Vader e se sacrifica para destruir o maligno Imperador. Sendo assim, como é possível que apareça com o visual jovem na série? Para isso, é preciso voltar a Star Wars: Rebels.

O Mundo Entre Mundos

O local em que Ahsoka e Anakin se encontram é o Mundo Entre Mundos, uma dimensão na animação Star Wars: Rebels. Ela é acessada em diferentes momentos, mas ganha destaque na reta final da história, quando o protagonista Ezra Bridger decifra um enigma com a ajuda de Sabine Wren e abre um portal localizado no Templo Jedi do planeta Lothal.

Ao adentrar, ele descobre essa dimensão que existe fora do tempo e do espaço. Conforme mostrado em Ahsoka, é um local aparentemente vazio, composto por caminhos que levam a portais, e cada um deles segue para um diferente local na história do universo Star Wars. Mantido pela Força, o lugar se torna mais claro conforme o nível de habilidade de quem o visita.

Ezra Bridger caminha no Mundo Entre Mundos em cena de Rebels (LucasFilm/Reprodução)
Ezra Bridger caminha no Mundo Entre Mundos em cena de Rebels (LucasFilm/Reprodução)

Enquanto está no Mundo Entre Mundos, Ezra chega a um portal em que vê o embate entre Ahsoka Tano e Darth Vader – que havia acontecido duas temporadas antes. Quando a guerreira está prestes a ser morta pelo ex-mestre, Ezra a puxa para dentro da dimensão. Ao salvá-la, ele passa a crer que pode fazer isso com mais pessoas, mas não é bem por aí.

Remover pessoas de suas jornadas pode mudar o andamento de todo o universo – tanto é que Ahsoka decide retornar exatamente ao ponto em que estava quando Bridger a resgatou. Isso após a dupla dar de cara com o Imperador Palpatine do outro lado de um dos portais e precisar fugir de sua magia. Para saber o desfecho, basta assistir ao episódio 13 da quarta temporada de Rebels – mas não se preocupe, pois no fim deste texto tem um guia completo para você não se perder pelos portais.

Imperador Palpatine olha para dentro do Mundo Entre Mundos através de um portal (LucasFilm/Reprodução)
Imperador Palpatine olha para dentro do Mundo Entre Mundos através de um portal (LucasFilm/Reprodução)

Mundo Entre Mundos é viagem no tempo em Star Wars?

Pela descrição acima, pode parecer que o Mundo Entre Mundos é uma forma de trazer conceitos como viagem no tempo e até multiverso a Star Wars. Porém, não é o caso até agora. Roteirista do episódio e criador do conceito, Dave Filoni explicou que o intuito principal dessa dimensão é outro.

Ao canal oficial de Star Wars no YouTube, ele disse que quis “encontrar uma forma de amarrar todos os filmes e séries animadas de Star Wars em um único lugar para que as pessoas tivessem a ideia de que todas essas coisas são conectadas”. E isso só é possível graças à Força, conceito tão poderoso quanto abstrato neste universo.

Ahsoka, Ezra e a coruja Morai no Mundo Entre Mundos (LucasFilm/Reprodução)
Ahsoka, Ezra e a coruja Morai no Mundo Entre Mundos (LucasFilm/Reprodução)

Em outra entrevista, ele fez questão de dizer que o Mundo Entre Mundos “não se trata de viagem no tempo”, dizendo que o local não é uma espécie de elevador em que você simplesmente desce no lugar e espaço que bem quiser. Para ele, “é mais sobre conhecimento que você pode usar para o bem ou para levar para a destruição. Mas não é minha intenção que seja algo para entrar no mundo de outra pessoa”.

As palavras-chave nessa última fala são “minha intenção”, já que é o próprio Filoni quem está retomando o conceito na série Ahsoka – personagem que também é criação dele. Considerando a vontade do roteirista, é possível imaginar como essa dimensão vai mudar os rumos da série live-action.

Ahsoka no Mundo Entre Mundos

Em termos práticos, o Mundo Entre Mundos em Ahsoka vai servir para o encontro entre mestre e aprendiz após a queda e redenção de Anakin Skywalker. Além da lavagem de roupa-suja ser garantida, já que é a chance de ela questioná-lo diretamente sobre ter se tornado Darth Vader, a conversa entre eles deve ajudar Lady Tano a se encontrar como mestra.

Afinal de contas, a série mostra a guerreira assumindo o papel de treinar alguém com quem tem dificuldade em se conectar, um espelho do início da relação entre ela e Anakin em Clone Wars. Com isso, a mestra pode se tornar aprendiz uma última vez. Até porque o episódio tem roteiro e direção de Dave Filoni, que pensa no Mundo Entre Mundos como um lugar para adquirir conhecimento.

Por fim, é alta a possibilidade do próximo capítulo ser um festival de homenagens e referências. Afinal de contas, a conversa acontecerá em um mundo formado por portais que dão acesso a mundos e épocas diferentes e terá a condução de uma das mentes criativas mais apaixonadas por Star Wars.

Material Complementar

Ezra Bridger encontra Mestre Yoda no Mundo Entre Mundos de Star Wars: Rebels (LucasFilm/Reprodução)
Ezra Bridger encontra Mestre Yoda no Mundo Entre Mundos de Star Wars: Rebels (LucasFilm/Reprodução)

Caso você queira saber mais sobre o Mundo Entre Mundos, reunimos abaixo uma lista rápida de episódios de Star Wars: Rebels que ajudam a entender essa misteriosa dimensão:

  • Temporada 1, Episódio 10: Ezra Bridger visita o Templo Jedi, acessa o Mundo Entre Mundos pela primeira vez e recebe conselhos de ninguém menos que Yoda.
  • Temporada 2, Episódio 18: Ezra, seu mestre Kanan Jarrus e Ahsoka Tano retornam ao templo e passam por testes reveladores.
  • Temporada 2, Episódios 21 e 22: Ezra, Kanan e Ahsoka vão a um templo Sith em busca de respostas e precisam enfrentar forças do Lado Sombrio.
  • Temporada 4, Episódio 10: Um sacrifício muda o rumo das vidas de nossos heróis
  • Temporada 4, Episódio 10: Ezra adentra o Mundo Entre Mundos e aprende sobre o local.

As séries Ahsoka e Rebels, assim como todas as produções de Star Wars, estão disponíveis para streaming no Disney+.

Fonte: Star Wars e Max Lloyd Williams, via Youtube.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS