Anatel abre consulta pública sobre atualização dos requisitos técnicos de carregadores

Anatel abre consulta pblica sobre atualizao dos requisitos tcnicos de carregadores

06 de setembro de 2023 0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu nesta quarta-feira (6) uma nova consulta pública para tratar sobre a atualização dos requisitos técnicos relativos à avaliação da conformidade técnica de carregador. O texto defende a padronização dos carregadores veiculares e seus plugues a fim de adequá-los ao modelo de três pinos.

Segundo informações, o órgão regulador busca a melhor adequação dos acessórios à legislação brasileira e realização dos testes internos para homologação dos produtos. Há relatos de fabricantes de carregadores fixos que criticaram a severidade dos ensaios feitos pela entidade alegando que até mesmo os melhores produtos aprovados internacionalmente seriam reprovados.


Anatel abre consulta pblica sobre atualizao dos requisitos tcnicos de carregadores


Economia e mercado
06 Set


Novo Galaxy Buds? Suposto fone da Samsung surge em imagem aps homologao na Anatel


Tech
06 Set

Em vez disso, fica sugerido a realização de análises que se aproximem da realidade dos consumidores determinando a resistência e vida útil dos carregadores veiculares.

A entidade optou por rever os requisitos e elaborar uma nova proposta que determina que os carregadores utilizados atualmente em veículos devem atender a requisitos para minimizar a geração de campos eletromagnéticos de baixo nível, além de proteção contra superaquecimento; as portas USB dedicadas ao carregamento não estão sujeitas a certificação.

Os carregadores por indução também devem receber algumas mudanças a partir dessa consulta pública, mas nada tão notório quanto no segmento veicular. De acordo com a agência, fica sugerido a adição do selo da Anatel no manual desses acessórios devido à possibilidade de interferência se o item fosse colado na estrutura do carregador.

A consulta pública permanecerá disponível por 70 dias a partir de sua publicação. O conteúdo na íntegra pode ser acessado através deste link.

Veja tambm

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS