O sangramento uterino anormal agudo (SUA-a) é definido como fluxo sanguíneo proveniente do corpo do útero, em volume excessivo, não relacionado à gestação, com indicação de intervenção imediata, a fim de se reduzir a perda sanguínea e evitar instabilidades clínica e hemodinâmica. Pode se apresentar como episódio isolado ou manifestação aguda de uma condição crônica, muitas vezes requerendo internação hospitalar, elevando os custos de atenção à saúde.
A SUA tem como causas: pólipo, adenomiose, leiomioma, hiperplasia e malignidade endometrial, coagulopatia, disfunção ovulatória, causas endometriais, iatrogênicas e um último grupo que reúne causas não classificadas, constituindo o famoso acrônimo PALM-COEIN.
Neste episódio, Letícia Bellusci, médica ginecologista fala sobre a importância de realizar o diagnóstico correto e o tratamento adequado nos casos de sangramento uterino anormal agudo (SUA-a). Esse é um tema de grande relevância, já que apresenta uma prevalência de 40% nas mulheres em todo o mundo.
Confira agora dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Principais pontos abordados no episódio:
- Como se manifesta e diagnóstico
- Principais causas da SUA
- Manejo da paciente com SUA no pronto-socorro
- Exames e tratamento
Veja também: Endometriose torácica na emergência [vídeocast]
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Graduada em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano ⦁ Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Regional de Presidente Prudente