Um mod de GTA V que fazia uso de inteligência artificial para gerar diálogos com os NPCs foi removido. A ordem veio da Take-Two Interactive, que é a dona da Rockstar Games. Dessa forma, a ação da companhia afetou tanto a página de download no Nexus Mods quanto o vídeo de demonstração da modificação.
Chamada de Sentient Streets, a alteração desenvolvida por Bloc dava a oportunidade dos jogadores conversarem com os NPCs dentro do game. Nesse sentido, era possível utilizar um microfone e os personagens não jogáveis, por sua vez, respondiam por frases criadas pela IA.
A ferramenta usa frases criadas por um modelo de linguagem natural e isso fazia com que as conversas com essas figuras se tornassem mais realistas e dinâmicas. Bloc afirmo que não chegou a receber nenhum aviso ou explicação por parte da empresa antes da remoção.
O desenvolvedor do projeto ainda disse que ficou desapontado com a ação hostil da companhia, já que ela usou uma abordagem não comunicativa, segundo ele. Além disso, o criador disse que a empresa pareceu querer “atacar e tomar uma posição contra o mod“.
De acordo com Bloc, o projeto era gratuito, de código abeto e não usava vozes ou conteúdos de GTA. Não apenas isso, como ele também chegou a citar uma declaração da Rockstar, na qual afirmava que “acredita na criatividade dos fãs e deseja que os criadores mostrem sua paixão pelos nossos jogos“.
Seja como for, essa situação é mais um capítulo de uma relação estilo “montanha-russa” entre a desenvolvedora e a comunidade de modding. Por fim, veja também uma modificação de realismo aplicada ao jogo e a alteração que colocou o Capitão Pátria no game.