O Google anunciou recentemente que adiará o lançamento da rede Find My Device “até que a Apple implemente proteções contra rastreadores de terceiros no iOS”. Entretanto, os usuários Mishaal Rahman e Unha Sadykov já conseguiram utilizar engenharia reversa para ver como a “Rede Buscar” do Android funcionará.
Quando o Find My Device for liberado, uma notificação chegará para o usuário dizendo que ele pode habilitar o recurso no seu celular e outros dispositivos. Para isto, ele deve criptografá-los, assim outros aparelhos poderão ajudar na localizá-lo mesmo se o smartphone ou acessório estiver desconectado da rede.
Para isto, basta selecionar o dispositivo que deseja incluir na rede Find My e inserir o código de desbloqueio do aparelho. O recurso funciona por meio do Google Play Services, o que significa que ele deve ser compatível com qualquer celular Android e a interface para uso deve ser igual para todos.
Demais imagens fornecidas por Unha Sadykov mostram como o recurso funcionará em celulares Pixel, o usuário também poderá desligar o recurso ou limitá-lo para que ele não utilize redes como WiFi e dados móveis, além de restringir o uso delas em certas áreas com baixo tráfego de dados.
Infelizmente ainda não sabemos quando exatamente o Google lançará a rede Find My, pois agora somente depende da Apple implementar novas medidas de segurança na sua rede Buscar para garantir que todos possam usar estes recursos sem colocar a sua privacidade em risco.
Saiba mais