Chromebook: Google pode lançar funções de inteligência artificial generativa no ChromeOS

Chromebook: Google pode lanar funes de inteligncia artificial generativa no ChromeOS

12 de agosto de 2023 0

O Google demonstrou interesse em levar recursos de inteligência artificial generativa para o Android 14, que será a próxima versão do sistema operacional mais famoso do mundo. Segundo informações divulgadas pelo site 9to5Google, a empresa também estaria considerando levar essas ferramentas para o ChromeOS.

Uma análise no projeto de código aberto do Chromium descobriu pistas de que a gigante das buscas está preparando novos recursos inteligentes para seu sistema operacional. Além dos rumores sobre uma possível integração do Google Bard, o ChromeOS poderia receber funções de produção e edição de texto com inteligência artificial.

O projeto apresenta funções com diferentes codinomes. Segundo os códigos, a função “Orca” aparecerá principalmente no menu de contexto ativado pelo botão direito do mouse do ChromeOS, mas somente ao editar um documento de texto. Quando selecionado, o “Orca” executa um recurso chamado de “Mako” em uma suposta interface de “bolha”.

O “Mako” parece ter três funções principais:

  • “Reescrever” um pedaço de texto, o que poderia ser a solicitação de uma versão reescrita por inteligência artificial do que o usuário digitou;
  • “Consultas de texto predefinidas”, que poderiam ser solicitações de reescrita em diferentes estilos, como um texto culto ou coloquial;
  • “Inserir” o texto — presumivelmente reescrito por inteligência artificial — onde quer que o usuário estivesse digitando em primeiro momento.

Chromebooks são notebooks que focam em custo-benefício, e como executam um sistema operacional baseado em um navegador web, não exigem um processador de altíssimo desempenho. Com isso, os dispositivos não conseguiriam processar os comandos de inteligência artificial localmente, portanto, dependeriam da nuvem.

Para isso, há uma função chamada de “Manta”, que aparentemente envia o texto original e o comando inserido pelo usuário para os servidores do Google, que processam as solicitações e enviam os resultados de volta ao ChromeOS.

É importante observar que os códigos não mencionam, em qualquer momento, o uso de inteligência artificial generativa, e embora as funções desenvolvidas pareçam deixar claro que o sistema operacional poderá se beneficiar com recursos mais inteligentes, nenhum comentário oficial sobre o assunto foi dado pelo Google.

Google Workspace j conta com IA generativa



O Google começou a disponibilizar novas ferramentas de inteligência artificial generativa capazes de escrever textos automaticamente no Gmail e Docs.

No aplicativo de e-mail, é possível criar rascunhos de diferentes tipos de mensagem que você deseja enviar para um contato — como convites para eventos, reclamações sobre um produto ou serviço e muito mais — com diferentes estilos de linguagem.


ChromeOS: Google pode


Segurana
02 Ago


Google lana ChromeOS 115 com streaming de apps Android e gesto automtica de janelas


Google
21 Jul

Já no Google Docs, as funções inteligentes incluem a possibilidade de reescrever um texto para corrigir erros de ortografia, adicionar coesão e criar rascunhos. Há um botão com a opção “Me ajude a escrever” que permite inserir uma variedade de comandos.

Os usuários podem avaliar respostas e entregar um feedback para o Google, permitindo que a inteligência artificial se torne mais útil para os usuários do Workspace.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS