Disney+/Reprodução
div-ad-mid-single-64d06088d4df5
O encontro entre representantes dos roteiristas de Hollywood (WGA) e os grandes estúdios (AMPTP) aconteceu na última sexta-feira (4), mas as negociações não tiveram um final feliz. A greve iniciada em 2 de maio segue firme, sem data para terminar.
- Estúdios retomarão negociações com roteiristas em greve nesta semana
- 7 pontos para entender a greve dos atores e roteiristas de Hollywood
Com a aproximação dos 100 dias de paralisação, tanto a Writers Guild of America quando a Alliance of Motion Picture and Television Producers seguem relutantes com relação aos termos para acabar com a greve. A WGA divulgou um comunicado, explicando que a AMPTP estava disposta a considerar o aumento de alguns pagamentos mínimos para roteiristas de TV e discutir assuntos relacionados à inteligência artificial (IA). No entanto, questões sobre a preservação de salas de roteiristas e valores residuais mantiveram um bloqueio na conversa.
O texto completo (em inglês) pode ser encontrado na página oficial do sindicato dos roteiristas de Hollywood.
- The Rock faz doação milionária para ajudar Sindicato de Atores na greve
- Criador de Game of Thrones diz que greve em Hollywood será “longa e amarga”
- Ator em greve se incendeia em protesto de dublês nos EUA
A greve dos roteiristas é motivada pelas condições de trabalho e remuneração desses profissionais na atualidade, tendo em vista a popularização crescente dos serviços de streamings. Um dos principais pontos de disputa é o pagamento de valores residuais, baseados no sucesso de filmes e séries, que é importante quando falamos do sustento de funcionários da indústria audiovisual.
Em 14 de julho, os atores de Hollywood (SAG-AFTRA) também iniciaram uma greve própria, seguindo demandas semelhantes por melhores condições de trabalho e retribuição financeira. Assim como os roteiristas, não há previsão para o fim dessas manifestações.
Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre as greves de atores e roteiristas de Hollywood. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
div-ad-mid-single-64d06088d4de5