A Bird, operador de mobilidade partilhada, anunciou no início de julho o lançamento de uma frota de bicicletas elétricas compartilhadas e a renovação da frota de trotinetes elétricas em Faro, no Algarve.
Em comunicado a empresa refere que pretende ajudar a tornar as cidades mais habitáveis, resolvendo o problema do “último metro”, onde as viagens são muito curtas para que o transporte público seja eficiente, mas muito longas para serem percorridas a pé. Muitas dessas viagens são tradicionalmente realizadas de carro, o que aumenta o congestionamento e as emissões de carbono.
O novo serviço de bicicletas junta-se às novas trotinetes elétricas e oferecerão às pessoas em Faro uma alternativa ao transporte de automóveis amiga do ambiente, mantendo um distanciamento social seguro.
A bicicleta Bird está equipada com um motor elétrico capaz de subir ruas com até 20% de inclinação. Além disso, possui uma cesta na parte frontal, rodas de tamanho grande para proporcionar melhor estabilidade e um sistema de diagnóstico automático por meio da tecnologia Internet das Coisas (IoT).
A Bird já está presente em Lisboa, Braga, Cascais e Santarém, a mais de uma dezena de outras localidades.