A tecnologia pode ser uma grande parceria do aprendizado, mas desde que quando bem utilizada. Agora um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) diz que os celulares devem ser banidos das escolas.
No relatório, é dito que o uso excessivo de celulares por crianças foi associado a um pior desempenho acadêmico e maior instabilidade emocional. A Unesco reconhece que a tecnologia é essencial na educação:
A revolução digital tem um potencial imensurável e deve ser utilizada para melhorar as experiências de aprendizagem. Entretando, ela não substitui a interação humana.
Desta forma, a Unesco diz que a tecnologia foi essencial durante a pandemia, quando ensino à distância ajudou milhões de crianças a continuarem seus estudos. Por outro lado, a organização diz que “nem todas as mudanças constituem um progresso”.
O argumento é que a pesquisa mostra que o uso exagerado de celulares, notebooks e tablets pode transformá-los em uma distração para criança ao invés de ajudá-la a se manter focada apenas nos estudos em determinados horários.
Além disso, a Unesco diz que não há evidências que apontem melhorias no aprendizado com o uso da tecnologia e que instituições que defendem estas práticas geralmente são as mesmas que tentam vendê-las no meio privado de ensino.
Vale dizer que a Unesco não é a primeira organização condenar o uso de certas tecnologias em instituições de ensino. O Governo de São Paulo bloqueou o uso do Instagram, TikTok, Netflix e outros aplicativos em escolas da rede estadual em março de 2023. A França proíbe o uso de celulares em sala de aula desde 2018 e a Holanda seguirá o mesmo caminho em 2024.
Por outro lado, dentre os 200 sistemas educacionais de todo o mundo, apenas seis vetam o uso de celulares nas instituições de ensino.
Você acredita que celulares devem ser proibidos nas escolas?