Quais são os fatores de risco para revisão de amputação de dedos?

As lesões traumáticas da mão são extremamente comuns e algumas vezes, em casos graves, podem levar a amputações parciais dos dedos. Apesar de na maioria das vezes as amputações apresentarem bons resultados, estudos recentes demonstraram chance de 12,3% de uma revisão do procedimento devido a complicações.   

Foi publicado no último mês, na revista Hand, um estudo com o objetivo de identificar fatores de risco para revisão de amputação de dedos.   

Leia mais: Há associação entre fraturas de rádio distal e tenossinovite de De Quervain?

amputação-de-dedos

Métodos 

Foram avaliados retrospectivamente amputações de dedos realizadas em um hospital de Ohio, Estados Unidos, entre 2011 e 2017. Dados demográficos do paciente, comorbidades, nível de amputação e complicações foram coletados.   

Resultados 

Ao todo, 278 pacientes foram incluídos com um total de 386 amputações de dedos e média de seguimento de 2,6 meses. No grupo A, em 236 pacientes, 326 amputações de dígitos primários foram realizadas.   

No grupo B, em 42 pacientes, 60 dígitos foram revisados secundariamente. A taxa de revisão secundária foi de 17,8% para pacientes e 15,5% para dígitos. Pacientes com cardiopatia e diabetes mellitus foram associados à revisão secundária, com as complicações da ferida operatória sendo a principal indicação geral (73,8%).   

Veja também: Quais são as causas de ruptura espontânea do tendão extensor longo do polegar?

Conclusão e mensagem prática 

Os fatores de risco para revisão secundária incluíram comorbidades, amputações de dígitos anteriores e amputação inicial do dedo indicador ou da falange distal. Esses dados podem servir como um modelo de previsão para auxiliar na tomada de decisão cirúrgica, identificando pacientes em risco de amputação de revisão secundária. 

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Médico pela UERJ ⦁  Ortopedia e Cirurgia da Mão pelo INTO ⦁  Mestrando em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO)

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Adapa N, Adkins ZB, Hidden KA, Goyal KS. Risk Factors for Secondary Revision After Finger Amputations [published online ahead of print, 2023 Jun 3].

Hand (N Y). 2023;15589447231174480. DOI: 10.1177/15589447231174480.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS