Emerson Leão fez uma confidência no programa A Resenha, no canal do narrador Nilson Cesar no YouTube nesta segunda-feira (3).
Ao ser questionado pelo comunicador da Jovem Pan se o ex-técnico do Santos visitou Robinho na prisão, o ex-goleiro respondeu ainda não ter conseguido, mas que pretende ver o ex-camisa 7.
“Falar de Robinho pra mim é muito fácil. Porque o conheço bem. Agora eu me surpreendi com o fato que ocorreu”, introduziu Leão.
O ex-treinador santista relatou um telefonema ao craque que brilhou no futebol brasileiro antes de ser detido.
“E eu disse a ele no telefone. Eu até agradeci porque ele falou: ‘Professor’. Ele me chamava de ‘Prófe’. ‘Prófe, tô ligando porque é o senhor, porque é isso e isso’. Eu falei: ‘Robinho, não jogue a culpa pros outros. Se a culpa é sua, cumpra o mais rápido possível. Pague a sua derrota, a sua dívida com a sociedade e depois você volta’. Infelizmente, acabou acontecendo o contrário e ele tá preso”, relatou Leão.
Emerson Leão: “Estou tentando conseguir autorização para vê-lo”
As regras da penitenciária de Tremembé, em São Paulo, é que vêm sendo um obstáculo para que Leão reveja Robinho.
“Eu não fui ainda visitá-lo, mas estou tentando conseguir uma autorização pra isso, já que parece que, lá na penitenciária, mudaram um pouquinho a ordem das escalas e está um pouquinho mais dificultada”, contou.
Assim, Emerson Leão revelou que deseja aconselhar o ex-jogador. “Tenho vontade de ir, com certeza se eu conseguir autorização, vou estar lá. Por quê? Pra falar a verdade pra ele, pra levar, eu diria, uma confiança e dizer que aquilo que passou foi desagradável. Cometeu um erro, cumpra um erro e se recupere. Porque tem uma família pra saldar o compromisso moral com ela”, finalizou.
O locutor esportivo Nilson Cesar ficou tocado com a fala de Emerson Leão. “Normalmente, quando o cidadão tá numa situação dessa, amigos desaparecem. E o Leão foi treinador desse rapaz quando começou a carreira. Era um menininho de canela fina, a gente torce pra que ele cumpra a pena dele e pra que ele volte para a sociedade”, disse o narrador da Jovem Pan, que complementou: “Errar se erra. E ele errou e tá pagando”.
Robinho completará um ano preso em março
O camisa 7 do Peixe que se consagrou pelas pedaladas foi campeão brasileiro em 2002 sob o comando de Leão, iniciando uma bem-sucedida carreira que o levaria a duas Copas do Mundo pela seleção, em 2006 e 2010.
O ex-atacante está preso desde março do ano passado após ser condenado por participar de um estupro contra uma jovem albanesa numa boate em Milão, em 2013.
Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça da Itália em 2022, em última instância. O ex-atleta cumpre a pena em regime fechado no presídio de Tremembé.