Golpistas estão mirando usuários de iPhones por meio de uma falha no aplicativo iMessage. A partir disso, eles evitam a proteção contra links maliciosos e enviam mensagens fraudulentas que imitam notificações de empresas legítimas com o objetivo de roubar informações das pessoas.
Por padrão, o aplicativo de mensagens da maçã desabilita links em mensagens de envios desconhecidos de forma automática. No entanto, os links são ativados se o dono do dispositivo adicionar ou enviar à sua lista de contatos ou responder essa mensagem. Com isso, os golpistas pedem respostas curtas para confirmar uma entrega ou regularizar uma despesa.
Curiosidade02 Fora
Economia e mercado23 atrás
Mesmo que uma pessoa não clique no link, a resposta dada indica aos criminosos que o número pode ser alvo de novos ataques por estar ativo. Os casos envolvidos nesse método vêm aumentando, mas ele já vem sendo utilizado pelos golpistas há mais de 1 ano, tirando proveito do hábito dos usuários de responder mensagens automatizadas com comandos.
Os links dessas mensagens, por sua vez, levam a sites falsos, que solicitam dados pessoais das pessoas, como credenciais de login e informações bancárias. Por enquanto, a melhor forma de evitar cair em um golpe desse tipo é evitar responder mensagens que o usuário considera suspeitas.
“https://t2.tudocdn.net/357123?w=660&h=371″ largura=”660” altura=”371″>
Ataques de phishing de voz
Outra ação feita por golpistas especializados em voice phishing. Nesse sentido, eles exploram serviços legítimos da Apple e do Google com foco em enganar usuários e roubar suas contas. Para isso, os grupos utilizam chamadas automatizadas, e-mails e notificações oficiais para convencer os usuários de estarem falando com representantes das companhias.
Na ligação, os criminosos fingem ser do setor de recuperação de contas e até conseguem fazer com que a vítima receba uma notificação real da Apple, dando maior atenção ao ato. Em seguida, eles pedem que uma pessoa entre em um site falso para inserir suas credenciais, dando o acesso da conta aos golpistas.
Lembre-se também a”https://www.tudocelular.com/android/noticias/n227212/whatsapp-golpistas-se-aproveitam-de-falha.html”>brecha explorada por golpistas no WhatsApp para enviar spam e como golpes de”https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n221899/playstation-5-seguranca-eset-alerta.html”>phishing chegou até em donos do PlayStation.