No inverno, é normal as crianças vestirem casacos mais volumosos que os protegem do frio. Porém, há um cuidado fundamental que muitos pais desconhecem: deixar o casaco vestido enquanto a criança está na cadeirinha do carro pode comprometer a sua segurança de forma grave.
O alerta é dado pelo pediatra João Rio Martins, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que explicou os riscos através de uma publicação nas redes sociais. Segundo o especialista, “os casacos volumosos criam espaço extra entre o cinto e o corpo da criança. Em caso de travagem ou colisão, o casaco comprime-se, deixando o cinto solto e menos eficaz, o que aumenta o risco de lesões graves, mesmo em acidentes a baixa velocidade”.
Como garantir a segurança da criança?
Para evitar situações potencialmente perigosas, o pediatra sugere algumas medidas simples, mas eficazes:
- Retira sempre o casaco da criança antes de a colocar na cadeirinha.
- Ajusta bem os cintos de segurança. Usa o teste de “beliscar”: tenta beliscar o cinto entre os dedos. Se conseguires, significa que está demasiado solto.
- Protege a criança do frio após a fixação correta. Podes cobri-la com o casaco por cima ou usar uma manta.
Porquê tanta preocupação?
Num vídeo ilustrativo, João Rio Martins demonstra as consequências de deixar uma criança com o casaco vestido durante um acidente. A simulação mostra como o cinto perde eficácia devido à compressão do casaco, deixando a criança desprotegida.
Uma dica prática para manter o conforto
Para os pais que receiam que as crianças sintam frio durante a viagem, a enfermeira Andreia Amaral, conhecida pela página de Instagram @sosmamapt, partilhou uma solução prática em vídeo. Depois de prenderes o cinto de forma correta, veste o casaco ao contrário, passando os braços da criança pelas mangas. Desta forma, o tronco mantém-se quente sem comprometer a eficácia dos cintos de segurança.