Atualização (30/12/2024 às 16h) — RD
Seguindo os múltiplos vazamentos em testesa Intel Arrow Lake-H teve uma possível estratégia de lançamento apontada em um novo boato. Ao que parece, a linha para notebooks gamer e profissionais deve ter uma estreia antecipada na Ásia após sua revelação na CES 2025, chegando ao mercado global apenas um mês depois.
Rumores30 dez
Tecnologia27 de dezembro
As informações são do leaker Atualização do Porco Dourado (em tradução via máquina), que possui um histórico confiável até o momento, e sugere que a Intel deve priorizar parte da Ásia no lançamento dos chips Arrow Lake-H, com notebooks munidos desses estreando primeiro na China e na Coreia do Sul.
Apesar da situação curiosa, outras regiões do mundo também receberam dispositivos com esses chips, mas apenas um mês mais tarde do que o esperado. É difícil dizer quais pontos motivaram a Intel a adotar essa estratégia, mas não podemos descartar se tratar de uma disponibilização de teste, para traçar planos mais ajustados para o mercado global, ou mesmo a demanda mais intensa que esses países possuem.
Outro aspecto que chama atenção é que o informante não menciona”https://www.tudocelular.com/rumores/noticias/n229922/intel-core-ultra-9-275hx-tem-ficha-vazada-em-teste.html”>os mais robustos Intel Arrow Lake-HXcujo diferencial é o uso de dies (os “blocos” onde os circuitos dos chips) vêm diretamente”https://www.tudocelular.com/novos-produtos/noticias/n226934/intel-anuncia-cpus-core-ultra-200s-arrow-lake.html”>dos Intel Core Ultra 200S para desktopsapenas embalados para serem usados em laptops.
Se o cronograma para essas variantes mais potentes não sofrer alterações semelhantes às do Arrow Lake-H, podemos levantar mais uma hipótese: a preferência dos grandes fabricantes ocidentais pelos chips de final HX, ao menos para os primeiros modelos de notebooks, o que poderia ter moldado os planos da Intel.
-Intel (@intel)”https://twitter.com/intel/status/1871277110578250030?ref_src=twsrc%5Etfw”>23 de dezembro de 2024
De toda forma, tudo não passa de especulação no momento — será preciso esperar pelo lançamento dos chips para entendermos melhor a estratégia do time azul. A revelação está prevista para acontecer”https://www.tudocelular.com/windows-phone/noticias/n229879/intel-confirma-evento-ces-2025-diversas-novidades.html”>em uma conferência na abertura da CES 2025no dia 6 de janeiro, às 13h30 no horário de Brasília. É possível que mais detalhes surjam até lá.
Texto original (11/05/2024)
Intel Core Ultra 9 285H vaza em teste com 16 núcleos e ganhos de até 28%
Já confirmado para chegar em breve, a família Intel Arrow Lake-H, voltada para notebooks, teve um novo teste divulgado nesta terça-feira em um notebook lançado pela Dell. O resultado, visto no Geekbench 6, traz o topo de linha Intel Core Ultra 9 285H em uma configuração robusta de 16 núcleos, capaz de garantir ganhos de até 28% em comparação com a geração anterior.
Dell26 Fora
Windows04 de novembro
O registro pertence a um laptop ainda não anunciado da Dell, identificado como “Dell Pro Max 16” — levando em conta a configuração com 64 GB de RAM, tudo indica que o aparelho deverá ser lançado como uma estação de trabalho portátil, focada em profissionais. Uma grande surpresa aqui é o processador, o também inédito Core Ultra 9 285H.
O componente aparece listado com frequência máxima alta de 5,38 GHz e 16 núcleos, distribuídos em uma suposta configuração peculiar de 6 núcleos de alto desempenho e 10 de alta eficiência. Por ser um resultado preliminar, é difícil dizer se há um erro na identificação do Geekbench, ou se isso será de fato a combinação do processador.
Seja como for, a solução entrega desempenho respeitável com 2.665 pontos em single-core e 15.330 pontos em multi-core, o que oferece ganhos consideráveis em comparação com o antecessor,”https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n211837/intel-core-meteor-lake-detalhes-revelados.html”>o Núcleo Ultra 9 185H. No mesmo teste, o modelo da geração anterior atinge em média 2.241 pontos em single-core e 11.948 pontos em multi-core, permitindo ao 285H abrir vantagens de 19% e 29%, respectivamente.
Os avanços não são apenas grandes para ocorrerem em uma geração, como ainda devem estar associados a reduções no consumo de energia, se o chip estreante conseguir”https://www.tudocelular.com/novos-produtos/noticias/n226934/intel-anuncia-cpus-core-ultra-200s-arrow-lake.html”>manter a eficiência vista nas CPUs Arrow Lake-S para desktops. Esses números também colocam o Core Ultra 9 285H em uma posição melhor contra os concorrentes que os “irmãos” para PCs de mesa.
A solução não impressiona tanto em um núcleo, perdendo”https://www.tudocelular.com/eventos/noticias/n221940/amd-anuncia-ryzen-9000-ai-300-cpus-zen-5-ia.html”>para a linha Ryzen AI 300 e seus mais de 2.800 pontos, mas consegue se destacar ao usar todos os núcleos, passando na frente de modelos como o Ryzen AI 9 HX 375, cuja pontuação média é de 15.012 em multi-core.
Ainda que não seja possível fechar uma conclusão no momento, parece que a família Arrow Lake-H pode entregar resultados mais interessantes que os vistos na família para desktop, podendo ser um problema para o momento delicado que a Intel passa. Devemos saber mais da linha durante a CES 2025, em janeiro, dados esperados do anúncio oficial. Mais vazamentos também deverão surgir até lá.