Intel Arc B570 e B580 recebem correção de bugs em novo driver liberado

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Lançadas no começo de dezembroas GPUs Arc B570 e B580 receberam oficialmente nessa semana uma atualização que foca em corrigir bugs e entregar melhorias para seus usuários, corrigindo assim alguns erros incômodos em PCs com ambas as placas.

Segundo o changelog lançado junto com a atualização, Intel Arc Graphics Windows DCH Driver 32.0.101.6325_101.6253 traz uma extensa lista de problemas conhecidos e corrigidos, valendo a pena verificar se algumas das referências fazem sentido para o seu PC ou notebook.

Falando primeiros dos problemas corrigidos, temos os jogos The Crew Motorfest e Saleco que usam Vulkan e os jogos Elden Ring, Homeworld 3 e F1 24, todos com DirectX 12 como API padrão, sendo sequências de falhas na inicialização (Saleco e Homeworld 3), travamento (F1 24 com Ray Tracing definido na qualidade alta e o Elden Ring, em certas cenas) e mais.

Já no outro lado da lista (os problemas conhecidos), temos uma extensa relação de problemas que estão relacionados às GPUs Intel Arc Series A e B, bem como relacionadas às placas integradas aos Intel Core Ultra Series 1 e 2.

Abaixo, você confere a integração do changelog do Intel Arc Graphics Windows DCH Driver 32.0.101.6325_101.6253:

Log de alterações do driver Intel Arc Graphics Windows DCH 32.0.101.6325_101.6253

Problemas resolvidos

  • Produtos gráficos Intel Arc série B:
    • O Crew Motorfest (VK) pode exibir corrompimento cintilante em determinadas cenas.
    • Saleco (VK) pode apresentar falha no aplicativo durante a inicialização do jogo.
    • Elden Ring (DX12) pode apresentar engasgos durante o jogo em certas cenas.
    • Homeworld 3 (DX12) pode apresentar falha no aplicativo durante a inicialização do jogo.
    • F1 24 (DX12) pode apresentar engasgos durante o jogo com a qualidade do Ray Tracing definida como alta.
    • O jogo pode exibir corrupções durante as cenas noturnas.

Problemas conhecidos:

  • Produtos gráficos Intel Arc série B:
    • F1 24 (DX12) com XeSS FG pode exibir certo corrompimento e travamentos de aplicativos
      • O aplicativo pode trabalhar para alterar dinamicamente as configurações do XeSS FG durante o jogo. A recomendação é alternar as configurações do XeSS FG no menu do jogo antes de iniciar uma corrida.
      • O atalho “Alt + Enter” pode alterar o modo de exibição para exclusivo em tela cheia, o que não é compatível com o XeSS 2 e pode fazer com que o jogo trave.
    • Skull and Bones (DX12) pode apresentar uma falha no aplicativo durante a inicialização do jogo.
    • O MLPerf pode exibir erros intermitentes ao ser executado nas configurações do sistema de várias GPUs. Recomenda-se desabilitar uma GPU integrada como solução alternativa.
    • O Topaz Labs Photo AI pode exibir corrompimento com certas transações de aprimoramento de imagem.
    • O Magix Vegas Pro pode apresentar corroboração ao usar o recurso de transferência de estilo.
    • O Dassault Systèmes CATIA pode apresentar uma falha no aplicativo ao usar a opção HQAO.
    • Certas placas de captura podem exibir artistas visuais em alguns cenários.
    • O Adobe Lightroom Classic pode ter um desempenho inferior ao esperado. Uma solução alternativa é definir as preferências recomendadas no aplicativo
      • Em Editar, Preferências, Opções de desempenho, escolha Processador gráfico como “Personalizado”
      • Selecione as opções “Usar GPU para exibição”, “Usar GPU para processamento de imagem” e “Usar GPU para exportação”.
  • Produtos gráficos Intel Arc série A:
    • Call of Duty: Black Ops 6 (DX12) pode exibir sombras mais escuras do que o esperado em certos cenários de campanha.
    • O Topaz Gigapixel AI pode apresentar falhas ao exportar imagens.
  • Intel Core Ultra Series 1 com GPUs Intel Arc integradas:
    • O SPECworkstation3.1 pode variar a instabilidade do sistema durante a execução de determinadas cargas de trabalho.
    • O PugetBench para Davinci Resolve Studio V19 pode apresentar erros intermitentemente com a predefinição de benchmark definida como Estendida.
    • O Davinci Resolve Studio v19.0 pode apresentar erros ao renderizar cenários de teste do OpenVino.
    • O Topaz Video AI pode ser prejudicado ao exportar vídeos após usar alguns modelos para aprimoramentos de vídeo
    • Call of Duty Modern Warfare III (DX12) pode apresentar oscilações durante o jogo.
  • Intel Core Ultra Series 2 com GPUs Intel Arc integradas:
    • O Adobe Premiere Pro pode apresentar corrompimento no vídeo de saída após executar a organização 8K AV1.
    • O PugetBench para Davinci Resolve Studio V19 pode apresentar erros intermitentemente com a predefinição de benchmark definida como Estendida.
    • O Davinci Resolve Studio v19.0 pode ter problemas ao renderizar determinados cenários de teste do OpenVino.
    • O Davinci Resolve Studio v19.0 pode apresentar erros intermitentemente ao renderizar determinados cenários de IA/ML.
    • O Topaz Video AI pode ser prejudicado ao exportar vídeos após usar alguns modelos para aprimoramentos de vídeo.
    • Call of Duty: Black Ops 6 (DX12) pode exibir corrupção de sombra negra em certas cenas durante o jogo.
    • Horizon Zero Dawn Remastered (DX12) pode travar durante o jogo com a geração de quadros ativada.
  • Problemas conhecidos do software gráfico Intel:
    • O software de gráficos Intel pode apresentar uma falha muito intermitente no aplicativo ao navegar em páginas ou caixas de diálogo devido a um problema de estrutura subjacente. Uma correção será disponibilizada no IGS assim que o WinAppSDK 1.7 estiver disponível para atualização. O aplicativo pode ser reiniciado sem problemas como solução alternativa.
    • Ao usar a opção de configurações, escolher, redefinir todas as configurações no Windows 10, o aplicativo pode sofrer uma falha intermitente. As configurações podem ser redefinidas a partir de páginas individuais sem problemas.
    • O Intel Graphics Software detecta eventos plug and play do Windows e reconfigura a interface do usuário para garantir que os usuários recebam as informações de hardware mais recentes disponíveis. Em algumas configurações do sistema, a frequência de reconfiguração do Windows é maior do que o esperado e pode demorar mais após o modo de suspensão. As otimizações do IGS serão disponibilizadas em breve, o que ajuda a reduzir o número de reconfigurações que podem ocorrer.
    • Às vezes, o software de gráficos da Intel pode sofrer uma única falha de aplicativo na primeira reorganização das estatísticas na janela de detalhes selecionados. O uso subsequente não será afetado por essa falha novamente.
    • O limitador de FPS pode não limitar o FPS com o VSync ON e o modo de baixa latência ativado.
    • Os controles de perfil nem sempre substituem os controles globais.
    • O dimensionamento de exibição em resoluções de painel não nativas pode resultar em dimensionamento não intencional.
  • Ajuste de desempenho do software de gráficos Intel (beta):
    • O Intel Graphics Software Performance Tuning está atualmente em beta. Dessa forma, o desempenho e os recursos podem se comportar de forma inesperada. A Intel continuará a refinar o software Performance Tuning em versões futuras.
      • Em cenários de várias GPUs com dois dispositivos compatíveis com ajuste de desempenho, a página de ajuste de desempenho pode tentar aplicar alterações a um ou mais dispositivos de uma só vez, em vez de individualmente com base no seletor de GPU.

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