Candidato do PRTB afirmou que parte do dinheiro da campanha de Nunes foi doada pelo PL
Numa investida contra Ricardo Nunes (MDB), o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) associou nesta 5ª feira (3.out.2024) o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, à campanha do emedebista. Marçal mencionou que o PL é o maior doador da campanha do adversário.
“O maior doador da campanha de Ricardo Nunes é Valdemar Costa Neto, aquele do Mensalão. Esses candidatos aqui estão usando seu dinheiro público”, disse Marçal, durante o debate da TV Globo, o último antes do 1º turno.
A fala foi dada depois de Guilherme Boulos (Psol) questionar Marçal por ter em sua equipe ex-integrantes da gestão do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
“Por acaso, Doria que pariu ele?”, questionou Marçal.
Ao que Marçal respondeu: “Você é o candidato mais rico aqui. Socialista de iPhone. Recebeu do (presidente) Lula R$ 30 milhões do Fundo Eleitoral”.
Foi aí que mencionou Valdemar.
De acordo com dados do Divulgacand, mantido pela Justiça Eleitoral, o PL doou R$ 17 milhões para a campanha de Nunes. O valor corresponde a 38% do caixa de Nunes.
O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem Marçal tentou captar o apoio, mas não conseguiu.
Marçal ainda disse que os adversários gastaram dinheiro público para criticá-lo:
“Sabem quanto gastaram, por baixo para atacar meu nome no rádio, na TV, na internet? R$ 50 milhões. Eles não sabem, porque não geraram esse valor. Um tem o perfil de vereador, o outro é deputado, a outra já é deputada, o Datena (PSDB) está chegando ao fim da carreira”.
DATAFOLHA MOSTRA EMPATE TÉCNICO TRIPLO
Levantamento Datafolha divulgado nesta 5ª feira (3.out.2024) mostra que o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) está tecnicamente empatado com o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e com o empresário Pablo Marçal (PRTB) na disputa pela prefeitura da capital paulista. Boulos tem 26%. Marçal e Nunes, 24%.
Também mostra que Nunes derrotaria tanto Marçal como Boulos no 2º turno.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha de 1º a 3 de outubro de 2024. Foram entrevistadas 1.806 pessoas com 16 anos ou mais em São Paulo (SP). O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº SP-09329/2024.
Segundo o Datafolha, o custo do estudo foi de R$ 143.634,40. O valor foi pago pela TV Globo.